Não há registro em qualquer estudo por parte da História, Antropologia, Sociologia ou qualquer outra "ciência" social, de um grupamento humano em qualquer época que não tenha unido à algum tipo de crença religiosa. As religiões são, então, um fenômeno inerente a cultura humana, assim como as artes e técnicas.
Hoje em dia, apesar de todo o avanço científico, o fenômeno religioso sobrevive e cresce, desafiando previsões que anteveram seu fim. A grande maioria da humanidade pertence à alguma crença religiosa direta ou indiretamente e a Religião continua a promover diversos movimentos humanos, e mantendo estatutos políticos e sociais.
Tal como a Ciência, a Arte e a Filosofia, a Religião é parte integrante e inseparável da cultura humana, é muito provavelmente sempre continuará sendo.
Há várias formas de religião, e são muitos os modos que vários estudiosos utilizam para classificá-las. Porém há características comuns às religiões que aparecem com maior ou menor destaque em praticamente todas as divisões. São 4 divisões:
- Panteísta: é uma religião que acredita que a natureza e o universo apresentam um caráter divino, ou seja, Deus vive em tudo.
- Ateísta: É uma filosofia de vida independente de religiões, ou seja, não acredita na existência de uma força divina.
- Monoteísta: é a crença religiosa em um único Deus, como o Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo.
- Politeísta: é a crença em vários deuses, como, por exemplo, a religião do Egito Antigo, Grécia Antiga e Roma Antiga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário